Abstract:
O estudo analisa o comportamento de consumo com mais profundidade, em aspectos ligados
à compra de objetos simbólicos. Supre uma necessidade de pesquisa sobre transações
ocorridas no marketing, que não atribuem quase nenhuma ênfase ao cliente e às relações,
apenas ao produto ou serviço. O texto terá como objetivo a descrição de fenômenos e
situações socioculturais do consumidor, visando explicar como a cultura e os objetos
oferecidos pelo marketing formam uma simbiose mercadológica. Trata-se de um estudo
investigativo teórico, utilizado quando se faz questões do tipo “como”, “o que” ou “porque”,
sobre um determinado conjunto de fatos teóricos?. Entre os achados podemos citar que as
marcas, através da sua intangibilidade influem fortemente no comportamento de consumo das
pessoas, tornando-as condutoras de objetos e símbolos. Ademais, segundo os estudos, o
momento da compra para esses consumidores também é composto por variáveis
extremamente subjetivas e abstratas, carregadas de emoções, sonhos e sentimentos. E
finalmente, que as emoções são o produto da junção do estímulo geral e de fatores
socioculturais específicos e as definições da situação e de rótulos culturais.