Abstract:
O objetivo nesta pesquisa exploratória é analisar sobre a conscientização ambiental dos estudantes da região Metropolitana de SP, quanto ao descarte de resíduos sólidos recicláveis. Para tanto, foi aplicado um questionário composto por 10 questões fechadas a 114 estudantes. Os resultados mostram que o tema educação ambiental e conscientização ambiental estão presentes no cotidiano do grupo, com 83%. Tais informações são obtidas pelos meios de comunicação com 32%; nas instituições de ensino com 27% e pela educação familiar com 24%. Sobre a prática da separação do lixo reciclável, os resultados apontam que 78% realizam a separação do lixo. Mas, quando questionados sobre o recolhimento do lixo reciclável em suas residências, 39% responderam que não o separam, pois não há coleta seletiva onde residem e, da mesma forma, 37% responderam que não há esse tipo de coleta onde trabalham. Assim, a falta de um sistema de coleta seletiva pode influenciar na não separação desse lixo. Outro ponto interessante refere-se às cores dos coletores de lixo, que visam ajudar o descarte correto desses materiais. Os resultados apontam que as pessoas não associam as cores desses coletores aos materiais que serão descartados, elas simplesmente leem o nome no coletor e descartam o material.