Abstract:
A busca pelo cumprimento de prazos de projetos e a entrega do escopo com a qualidade adequada são fatores que contribuem para uma eficiente utilização dos recursos da organização. Este cenário traz a necessidade de melhoraria da competência do time de TI na gestão, execução e comunicação de projetos. Considerando estes aspectos este artigo tem por objetivo identificar os desafios e contribuições da implementação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos na área de TI e sua relação com a melhoria das competências em gerenciamento de projetos. A metodologia adotada foi o estudo de caso único de empresa multinacional líder em seu setor e que se encontra em fase de implementação do Escritório de Gerenciamento de projetos (Project Management Office – PMO). O trabalho demonstrou discreto avanço no nível de maturidade em gerenciamento de projetos além do aumento na visibilidade do portfólio de projetos dentro da área de TI e para a as áreas de negócios. Foram também identificadas diversas oportunidades de melhorias nos processos internos do PMO de TI e na gestão de projetos na área de Tecnologia da Informação.