Abstract:
Com o aumento da competitividade e a busca acelerada por maiores resultados, as
organizações aumentaram o número e os tipos de projetos, passando a necessitar de maior
coordenação, gerenciamento e controle de suas atividades de forma a responder mais
rapidamente aos estímulos externos. Em consonância com esse contexto, a indústria da
tecnologia da informação tem adotado cada vez mais a disciplina de gestão de projetos como
meio de melhorar os resultados de seus projetos e atender o mercado. Este trabalho aborda o
processo de implantação de um EP, Escritório de Projetos, em uma empresa de consultoria no
segmento de TI, Tecnologia da Informação; e tem como objetivo identificar os fatores críticos
para o atendimento das solicitações dos stakeholders. Devido aos estudos recentes que
mostram a grande variabilidade de papéis que um EP pode assumir, levantaram-se as
definições e serviços que um Escritório de Projetos pode prestar. Foi adotado um roteiro
adaptado para conduzir as etapas de implantação do Escritório de Projetos. As investigações
evidenciaram como fatores críticos, a melhoria do sistema de gestão por meio da elaboração
de um orçamento operacional, que serviu de apoio para o critério de priorização entre os
projetos, e o apoio da alta gestão.