Abstract:
Este trabalho analisa o alinhamento entre as estratégias de negócios, aplicáveis à área de TI, a partir do conhecimento da estratégia de replicação de projetos, associada às técnicas de gerenciamento de projetos tradicional. Para tanto, utiliza o referencial teórico relacionado à literatura de estratégia de replicação focado na sua aplicabilidade em empresas de Tecnologia da Informação, bem como a literatura voltada ao gerenciamento de projetos tradicional. A partir do levantamento bibliográfico desenvolvido na primeira parte deste trabalho, foram elaboradas proposições de estudo que serviram de base ao desenvolvimento da pesquisa de campo junto a três empresas desenvolvedoras de projetos de TI. A metodologia utilizada previu o desenvolvimento do método de estudo de casos múltiplos, por meio do qual as informações colhidas nas empresas foram analisadas em conjunto, e de forma cruzada, possibilitando a identificação mais robusta do alinhamento entre as estratégias de negócio, TI e replicação. As evidências empíricas sugerem que existe uma tendência ao ajuste entre o alinhamento estratégico de negócios às estratégias de Tecnologia da Informação. Evidenciouse que as empresas participantes da pesquisa disponibilizaram os recursos necessários à implementação da estratégia de replicação de projetos de TI e que tal disponibilização está, de alguma forma, associada aos negócios da empresa.