Abstract:
O termo sustentabilidade vem ganhando, a cada dia, mais espaço, importância e atenção
dentro do meio empresarial. As grandes organizações estão tendo a percepção do quanto é
importante, não só para o planeta, mas também para a sua própria sobrevivência no mercado,
inserir em suas estratégias ações sustentáveis alinhando suas ações sociais, ambientais e
econômicas de forma integrada. Assim, torna-se essencial avaliar e medir o quanto a empresa
está sendo sustentável. Nessa perspectiva, entram em cena os indicadores de sustentabilidade,
exercendo grande influência no mercado, dado o crescente interesse por parte de investidores
em avaliar e comparar as ações sustentáveis entre as organizações. Este artigo tem como
objetivo avaliar a importância da sustentabilidade empresarial para a gestão das organizações
e a influência dos indicadores de sustentabilidade sobre elas. O construto teórico desenvolvido
permitiu compreender o quanto está se tornando imprescindível a incorporação de ações
socioambientais, ecoeficientes e sustentáveis para o contínuo crescimento e competitividade
de uma organização no mercado e o quanto os indicadores de sustentabilidade vêm ganhando
confiabilidade, não só por parte de investidores, mas também dos responsáveis pelo processo
de tomada de decisão estratégica dentro da empresa. A metodologia consiste na análise
exploratória, a partir da pesquisa bibliográfica, para a necessária fundamentação teórica, e em
entrevistas com profissionais da área socioambiental, capazes de conjugar conceitos e
práticas adotadas.