Abstract:
Cada vez mais esforços públicos tem sido empregados para aumentar a capacidade e
abrangência de serviços públicos através de meios eletrônicos diferenciados, favorecendo o
acesso às informações governamentais, em qualquer lugar, em qualquer momento e em
consonância com a reivindicação de igualdade de acesso. Se por um lado existe a
oportunidade de governos utilizarem as TIC como uma ferramenta de aproximação com as
pessoas, por outro lado estas devem contemplar a todos os cidadãos. Ou seja, aquelas com
algum tipo de deficiência também devem ter a mesma possibilidade de acesso e uso. O
Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (e-MAG), surgiu para facilitar o acesso das
pessoas às informações e serviços disponibilizados nos sítios e portais do governo. Este artigo
apresenta os resultados da primeira fase de uma pesquisa em andamento, que teve como o
objetivo analisar os erros de acessibilidade mais frequentes nos sites do governo eletrônico do
Estado do Paraná, bem como identificar os sites que apresentam o menor e maior número de
erros. Os resultados demonstram que muito ainda deve ser feito nos sites municipais
analisados de modo a aumentar a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.