Abstract:
O objetivo deste trabalho é demonstrar como se deu o processo evolutivo de implantação do escritório de gerenciamento de projetos (PMO) em uma das Unidades de Negócio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, criado para minimizar as perdas de água na distribuição. A metodologia utilizada para alcançar este objetivo foi o estudo de caso único, através da realização de uma pesquisa documental, complementada com entrevistas e análise de conteúdo. Tratou-se de examinar o percurso para o estabelecimento do escritório apresentando, além das facilidades e barreiras, os aspectos relacionados à influência dos patrocinadores no programa de redução de perdas, à capacidade da estrutura organizacional na adoção do gerenciamento de projetos e do PMO, às principais atribuições deste e à percepção dos entrevistados em relação ao sucesso obtido. Os resultados mostram como a implantação permitiu o aprimoramento do planejamento e do controle das atividades de projetos, possibilitando melhor integração entre os departamentos envolvidos nos esforços para a solução dos problemas causados pelas perdas. Concluiu-se que, com a implantação do escritório de gerenciamento, foi possível melhorar o planejamento e o controle das atividades de projetos, por meio de uma metodologia padrão para gerenciamento criando-se uma cultura com foco na solução dos problemas.