Abstract:
Esta pesquisa aborda o processo de agregação de valor a produtos tradicionais, no caso, a Cajuína, produto derivado do suco de caju clarificado. Tem como objetivo geral analisar a incorporação de inovações no processo produtivo de produtos derivados do setor de bebidas oriundos de matérias-primas tradicionais do Piauí, para isso fez-se necessário mapear o processo de produção e identificar modificações no produto e no processo que se configurem como inovação. A análise foi realizada com uso da literatura de inovação, com autores como Figueiredo (2009), Manual de Oslo (2005) e Tigre (2006). Classificada como exploratóriodescritiva, usa uma abordagem qualitativa com a técnica do estudo de caso. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas e observações durante as visitas in loco. Devido a ser um produto tradicional, a inovação ocorre principalmente nos processos e equipamentos. Muitas empresas estão conseguindo se sobressair e fazem a implementação de novas formas e ferramentas para melhorar e ampliar a produção e o mercado. Problemas como sazonalidade e escala, comprometem o desenvolvimento das plantas produtivas, além do foco complementar dos empreendedores, em que muitos mantém a produção artesanal por questão de tradição ou apenas para aproveitamento da matéria-prima disponível.