Abstract:
O objetivo desse artigo é verificar a aplicabilidade do grupo de foco como ferramenta complementar à Avaliação Acadêmica (interna), que é uma das modalidades da Avaliação Institucional, proposta pelo Sistema nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para avaliar as Instituições de Ensino Superior (IESs) no Brasil. O grupo de foco tem sido usado com sucesso em pesquisas de comunicação e marketing, por promover um contato direto com o objeto de análise. Como unidade de observação, foi escolhida uma Instituição de Ensino Superior Privada (IESP), localizada em Minas Gerais. Esse método utilizando o grupo de foco foi escolhido porque possibilita avaliar o comportamento e as percepções de um grupo de alunos entrevistados para discussão sobre o desempenho da instituição. Com a análise qualitativa, podem-se detectar acertos e falhas quanto a didáticas de ensino, métodos de avaliação, estrutura física e atitudes de comportamento relacionadas a alunos, professores, coordenadores e gestores que normalmente não são detectados na avaliação quantitativa. Os resultados apresentam tanto satisfação com determinados pontos observados, quanto, na maioria das vezes, insatisfação. O uso do grupo de foco foi considerado um eficiente instrumento complementar à pesquisa quantitativa, fornecendo sugestões qualitativas capazes de melhor identificar o cenário da IESP observada.