mirage

Acumulação de competências tecnológicas e processos de aprendizagem no setor de serviços públicos: o caso do metrô de São Paulo.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.advisor Stal, Eva
dc.contributor.author Silva, Ricardo
dc.date.accessioned 2013-09-25T16:04:35Z
dc.date.available 2013-09-25T16:04:35Z
dc.date.issued 2011-07-17
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/232
dc.description.abstract Esta dissertação examina a influência dos processos de aprendizagem na trajetória de acumulação de competências tecnológicas das empresas. Este tema foi analisado por meio da realização de um estudo de caso no Metrô de SP, que contemplou o período desde sua fundação, em 1968 até o ano de 2010. A acumulação de competências tecnológicas em países em desenvolvimento está diretamente relacionada à transferência de tecnologias provenientes de países desenvolvidos. Para que este processo de transferência ocorra de forma efetiva, permitindo a construção de competências necessárias ao desenvolvimento contínuo de inovações tecnológicas, é fundamental que as empresas e países realizem esforços voltados à aprendizagem, tanto no âmbito individual quanto no organizacional. No estudo de caso no Metrô de SP, a análise da trajetória de competências tecnológicas foi realizada com base na definição de três funções técnicas: Concepção e Gestão de Projetos, Gestão de Operação e Gestão de Manutenção. Para estas funções, foram examinados os processos de aprendizagem ao longo da história da empresa, com base em quatro características-chave: variedade, funcionamento, intensidade e interação, constatando-se que a empresa passou por dois períodos distintos. O primeiro período, entre 1968 e 1974, foi marcado pelo processo de transferência tecnológica, onde ocorreu uma intensa etapa de aprendizagem, possibilitando a acumulação de competências tecnológicas rotineiras. O segundo período, entre 1975 e 2010, caracteriza-se pela acumulação de competências tecnológicas inovadoras. Assim como observado em estudos anteriores, constata-se que os processos de aprendizagem ocorridos influenciaram diretamente a acumulação de competências tecnológicas ao longo da história da empresa en_US
dc.language.iso pt en_US
dc.subject Competências Tecnológicas en_US
dc.subject Aprendizagem en_US
dc.subject Transferência Tecnológica en_US
dc.subject Inovação en_US
dc.title Acumulação de competências tecnológicas e processos de aprendizagem no setor de serviços públicos: o caso do metrô de São Paulo. en_US
dc.type Thesis en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account