Abstract:
O presente trabalho visa resgatar a formação política e profissional na história e trajetória do Núcleo de Ensino Profissional Livre Nova Piratininga, comumente chamada de Escola Nova Piratininga, buscando contribuir por meio de sua singular experiência, para a construção de um modelo alternativo de educação. Essa experiência não surgiu espontaneamente, ela foi pensada e articulada por um grupo de militantes da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo, interessados em criar um sindicalismo não atrelado ao Estado, e que ousou promover essa formação específica para os trabalhadores na conturbada realidade econômica, política e social do maior polo industrial do país no período de 1979 a 1996. O objetivo principal foi o de verificar as características da orientação pedagógica proposta na ação do trabalhador ensinando o trabalhador, propiciando aos alunos uma formação profissional imbricada com a formação política. Assim, reconstituir a trajetória desta escola e de seus principais agentes, por meio do contexto histórico foi essencial para a compreensão da importância dessa experiência educacional. As fontes orais com as narrativas de trabalhadores e professores que vivenciaram este processo da criação, a memória e a documentação oficial, permitiram resgatar as principais tendências, tanto política quanto socialmente na formação dos novos militantes que tinham como principal preocupação, desenvolver uma sociedade mais justa e democrática.