Abstract:
Esta pesquisa buscou analisar a importância das áreas de influência, segundo a teoria de Huff (1964) e Applebaum (1966), no ingresso dos discentes de acordo com o seu posicionamento geográfico em relação à Instituição de Ensino Superior (IES). O método foi um estudo de caso cuja abordagem foi de natureza quantitativa, apoiada em informações obtidas por meio do banco de dados de cadastro de alunos da IES, e em informações de origem censitária oriundas da Fundação Getúlio Vargas/IBGE (2000; 2011). Os dados foram manipulados através dos softwares Google Maps e Google Fusion Table Beta. O primeiro software auxiliou no georreferenciamento dos discentes, e fornecimento das informações de tempo de deslocamento e distância percorrida; já o segundo software foi utilizado para geolocalizar os dados obtidos no mapa temático da região pesquisada. Os resultados obtidos demonstraram uma relação entre a distância e a decisão do discente, evidenciada pelo resultado de 69,31% dos estudantes preferirem estudar nesta IES. Todavia percebeu-se um viés nos resultados, oriundos de programas governamentais, os quais não foram contemplados neste estudo, uma vez que 54,4% dos estudantes possuem algum tipo de bolsa, segundo informações do setor financeiro da IES.