Abstract:
Introdução: O ano de 2020 foi marcado por uma pandemia mundial de COVID-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-Cov2). Os serviços de saúde ultrapassaram suas capacidades instaladas, hospitais de campanha foram construídos rapidamente, e ventiladores mecânicos e equipamentos de proteção individual tornaram-se os itens mais procurados para enfrentar a pandemia. Com o isolamento social e a necessidade de que as pessoas ficassem em casa, as empresas de home care tiveram de enfrentar o desafio de se adaptar para atender a demanda em meio a essa Pandemia. Questiona-se: Sob a ótica dos gestores de home care quais os fato-res relevantes na gestão dos serviços frente ao cenário pandêmico? Objetivos: Geral: Identifi-car os fatores que impactam a gestão dos serviços de home care no cenário da pandemia cau-sada pelo SARS-CoV-2 e Objetivos Específicos: analisar os processos gerenciais envolvidos no atendimento de pacientes no período de pandemia; conhecer as medidas contingenciais tomadas pelas empresas de home care na vigência da pandemia; contribuir para a gestão de home care com conhecimento de fatores que possibilitem o planejamento de ações eficazes e contingenciais diante de crises. Procedimento Metodológico: Trata-se de um estudo explora-tório, com abordagem qualitativa, que analisou os fatores de impacto na gestão de serviços de nove empresas de home care, sediadas no município de São Paulo – SP. Foi realizado pesquisa por questionário on-line com os gestores das empresas, convidadas por conveniência e que aceitarem participar do estudo. Coleta de dados por meio de questionário on-line, entrevistas e análise documental. Análise dos dados: Análise de conteúdo por meio de planilha Excel®, com análise crítica do conteúdo de cada resposta. Riscos e Benefícios: Não houve riscos para o participante, excetuando-se caso de impedimento de aplicação do questionário por conflito de interesses, o que por si só já foi excludente à pesquisa, o constrangimento pode ter sido outro risco, que teve como medida protetiva aplicação de questionário por meio digital. Não há benefício direto ao participante da pesquisa. Considerações Gerais: Este estudo fornece indícios que a dificuldade para as empresas de home care em período de pandemia está em desenvolver uma prescrição de elementos organizacionais para uma escolha simultânea de es-tratégias genéricas. A partir dos resultados desta pesquisa, espera-se poder contribuir com a gestão das empresas de atendimentos domiciliares, na gestão de crises, com desenvolvimento de novas estratégias que facilitem o trabalho e gerenciamento das equipes e atendimentos pres-tados. Na prática a pesquisa demonstra as dificuldades pelas empresas de home care mas, que poderão ser adaptadas para o manejo de crises em outras organizações de saúde.