Abstract:
Esta tese tem como objeto de estudo o processo de Treinamento Ambiental e o desenvolvimento de competências para a dimensão ambiental da sustentabilidade. Objetiva analisar como o processo de treinamento ambiental pode contribuir para a geração de competências individuais e organizacionais para a sustentabilidade ambiental, em empresas do setor químico brasileiro. Tal estudo justifica-se pela necessidade de se preencher gaps teóricos e metodológicos, no que diz respeito ao papel do processo de treinamento ambiental para a geração de competências, visando à dimensão ambiental da sustentabilidade no contexto das empresas do setor químico brasileiro, uma vez que esse setor ocupou em 2016 o terceiro lugar no desenvolvimento do PIB nacional. Ademais, sua produção tem gerado discussões no que concerne à sua atuação em relação à sustentabilidade por riscos ambientais apresentados por produtos e processos. Para auxiliar na consecução desse objetivo, buscou-se responder à questão de pesquisa: como se dá a contribuição do processo de treinamento ambiental para a geração de competências individuais e organizacionais para a dimensão ambiental da sustentabilidade nas empresas pesquisadas desse setor. Esta tese pode ser classificada como descritiva, uma vez que procurou caracterizar a descrição do fenômeno estudado, bem como detalhou os fatores que determinam o fenômeno. O tema foi tratado utilizando-se a abordagem de pesquisa qualitativa, a estratégia de estudo de casos múltiplos baseada em triangulação de fontes de evidências. Os resultados encontrados apontam para a confirmação de que: 1) a sistematização do processo de treinamento ambiental pode potencializar o desenvolvimento de competências individuais, essenciais à sustentabilidade das empresas do setor químico brasileiro, considerando-se que o processo de treinamento ambiental é voltado para estimular e desenvolver as competências individuais alinhadas à estratégia organizacional, a partir dos gaps de competência identificados. 2) o reconhecimento de competências individuais essenciais pode potencializar a identificação de competências organizacionais consideradas relevantes à sustentabilidade das empresas do setor químico brasileiro. 3) o desenvolvimento de competências individuais essenciais pode contribuir para a geração de competências organizacionais consideradas relevantes à sustentabilidade das empresas do setor químico brasileiro. Adicionalmente, foi feita a proposição de um modelo descritivo de competências individuais e organizacionais para a sustentabilidade ambiental das empresas do setor químico brasileiro, a partir do processo de
treinamento ambiental, o que confirma a proposição de que o desenvolvimento dinâmico de competências individuais, a partir de processo de treinamento ambiental, pode potencializar a sustentabilidade das empresas do setor químico brasileiro