Abstract:
Considerando-se a grande importância das pequenas empresas na economia do Brasil, o fato de que muitas são criadas e dirigidas por uma equipe de direção e que o processo de aprendizagem organizacional é importante para se entender sua administração, a pesquisa aqui apresentada buscou descrever como tal equipe promove aprendizagem organizacional nessas empresas visando aprimorar sua gestão estratégica. Assim, a pesquisa teve como objetivo gerar novos conhecimentos sobre como as equipes de direção em pequenas empresas desenvolvem a aprendizagem organizacional, resultando na proposição de um modelo de aprendizagem organizacional adaptado ao contexto dessas empresas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, baseada em observações, documentos e entrevistas em profundidade realizadas com codirigentes de quatro pequenas empresas, escolhidas segundo critérios definidos na pesquisa. A estratégia de pesquisa adotada foi o de estudo de caso múltiplo conforme o modelo de Eisenhardt (1989) e a análise dos dados incluíram as etapas de análise intracaso e intercaso, segundo as recomendações de Miles, Huberman e Saldaña (2014) e Lima (2010). Os resultados da pesquisa mostraram que as equipes de direção das pequenas empresas aprendem através do processamento das informações, da compreensão e do gerenciamento da experiência, da criação do conhecimento e pela interação com o ambiente em que atuam (elementos amplamente já apresentados na literatura). Contudo obtiveram-se resultados pouco explorados, ou explorados de forma diferente em outros estudos, que são a orientação para a aprendizagem e a desaprendizagem. Por terem poucos níveis hierárquicos e funcionários, pode-se sugerir que nas pequenas empresas estudadas a aprendizagem coletiva e aprendizagem organizacional se aproximam uma da outra. Tal ocorrência acabou por resultar no fato de que a aprendizagem das equipes de direção pode ser considerada como a própria aprendizagem organizacional nas pequenas empresas estudadas. A partir dessa aprendizagem, cujo processo ocorre ao longo do tempo em um ciclo contínuo e compartilhado, os codirigentes das equipes de direção podem conduzir processos de mudanças que melhorem a sobrevivência de suas pequenas empresas e possibilitem um crescimento organizacional significativo. Tem-se ainda que o modelo de aprendizagem organizacional foi consolidado com base em dimensões que emergiram da literatura, e três novas dimensões ‘fornecedores’, ‘orientação’ e ‘desaprendizagem’ agregadas. Assim, a descrição sobre como ocorreram os processos de aprendizagem nas pequenas empresas estudadas apresenta características e particularidades diferentes dos modelos sugeridos pela literatura pesquisada. A diferença mais importante é que, longe de serem lineares e sequenciais como nos modelos adotados na aprendizagem organizacional, os processos foram bastante diversificados e dinâmicos.