Abstract:
O objetivo desta tese foi identificar e caracterizar os principais elementos estruturantes da aprendizagem de empreendedores, em Instituições de Ensino Superior (IES), com base na opinião de formadores e alunos de programas de IES brasileiras, argentinas e paraguaias. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo de característica teórico-prático. Foi respeitada a divisão de três corpus de pesquisa: estudo piloto, estudo principal com formadores, e estudo principal com alunos, cuja etapa analítica principal é realizada pelo software Iramuteq (i), ao qual se acrescenta a análise de Classificação Hierárquica Descendente e de Similitude (ii), com a finalidade de avançar na compreensão mais profunda dos textos e do software MAXQDA (iii) para codificação dos elementos que caracterizam o processo de formação que leva à aprendizagem empreendedora. Os resultados evidenciaram a sistematização do processo de formação empreendedora em quatro categorias principais, ainda apontam os elementos que estas categorias mobilizam para que a aprendizagem aconteça e, por fim, as principais competências esperadas quando estes elementos são propostos durante a formação. A contribuição desta pesquisa está centrada na expansão do conhecimento sobre a formação e o processo de aprendizagem em empreendedorismo no ambiente das IES. Foram levadas em consideração opiniões de formadores e de alunos, que são os agentes mais próximos do fenômeno, e permitem compreender a aprendizagem pela prática, seus impactos e as dificuldades na formação de competências empreendedoras. Os públicos a que se destina esta tese são distintos: em primeiro lugar, as IES pelo interesse em melhorar o processo de aprendizagem e os programas de formação empreendedora e, em segundo lugar, aos formadores, pela reflexão sobre o processo de aprendizagem e da formação dos mesmos. Em terceiro lugar, aos próprios empreendedores que encaram nesta atividade a missão de uma formação constante. Finalmente, aos pesquisadores que veem no tema a importância de continuar melhorando a educação para o empreendedorismo.