Abstract:
O empreendedorismo tem a capacidade de impulsionar a atividade econômica e vem ganhando destaque por transformar e revitalizar a economia rural. Por esse motivo, se faz necessário entender quais são as barreiras e facilitadores ao comportamento empreendedor no contexto rural? Para responder essa questão de pesquisa, o estudo teve como objetivo geral, analisar as barreiras e facilitadores ao comportamento empreendedor no contexto rural. A pesquisa foi conduzida por meio de três estudos interligados. O primeiro estudo teve por objetivo analisar o panorama das publicações científicas quando ao empreendedorismo rural por meio de um estudo bibliométrico. Os resultados obtidos possibilitaram a identificação dos principais autores e suas pesquisas sobre empreendedorismo rural, o agrupamento desses autores em quatro fatores classificados por tema de pesquisa, as principais teorias do campo e a ascensão do uso do termo empreendedorismo rural. No segundo estudo, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura, com a finalidade de analisar as diferentes perspectivas teóricas sobre empreendedorismo rural, por meio da análise de 36 estudos recentes (2014-2018). Os resultados obtidos possibilitaram a identificação de cinco clusters que oferecem insights importantes para estudos futuros. O terceiro estudo, teve como objetivo, analisar as barreiras e facilitadores ao comportamento empreendedor na região metropolitana de Sorocaba em SP. Por meio de um estudo misto sequencial. Na abordagem quantitativa o estudo testou 07 hipóteses para medir o comportamento de 260 agricultores, utilizando para tanto, um instrumento de medidas de Barreiras e Facilitadores dos autores Souza, Coelho, Esteves, Lima e Santos (2016), que é composto por 8 subescalas (Comportamento Empreendedor; Risco; Acesso à Capital; Inovação; Oportunidade; Liderança e Gerenciamento; Paixão). Posteriormente, por meio de uma análise qualitativa, foram realizadas 06 entrevistas que possibilitaram o aprofundando da análise a partir de fontes diretas (empreendedores rurais e lideranças locais) que contribuíram com os principais aspectos comportamentais dos empreendedores rurais. Os resultados do estudo revelam que os facilitadores ao comportamento empreendedor, são motivados principalmente pela paixão dos empreendedores oriunda da influência familiar, do acesso a capital que permite acessar diversas oportunidades, oportunidades essas que estão relacionadas a localidade, do contexto rural. As barreiras foram identificadas como resultantes das diversas incertezas do setor que são motivadas pela falta de relacionamento entre os empreendedores, riscos provenientes do setor e falta de habilidade em liderar e gerenciar o seu negócio. Os resultados deste estudo fornecem perspectivas teóricas aos acadêmicos e estratégias de direcionamento para a análise das barreiras e facilitadores aos empreendedores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, pertencentes a agricultura familiar, nascentes do meio rural ou em busca de oportunidades no setor. Outras contribuições também podem ser direcionadas ao poder público local, no sentido de estimular mais ativamente a criação de redes de relacionamentos. As principais limitações da etapa quantitativa, se deram na coleta de dados, o uso da plataforma on-line ferramenta Google Docs ®² não foi eficiente para esse público, o retorno foi de 55 respondentes, destes apenas 36 foram válidos. Em relação da etapa qualitativa, destaca-se como limitação, a realização das entrevistas com um número maior de respondentes e a dificuldades de acesso a um número maior de especialistas do setor, visto que as regiões são extensas, sendo necessário levantamento mais aprofundados do perfil dos entrevistados e sua possível contribuição para com a pesquisa.