Abstract:
Devido à crescente melhora do ambiente informatizado das empresas e à busca pelo aumento da eficiência nos projetos, existe uma crescente demanda para que as equipes locais trabalhem com equipes virtuais. Pesquisas revelam que a escuta e a comunicação verbal foram classificadas por especialistas no top 10 de uma lista de 50 competências importantes para que os gerentes de projeto tenham sucesso nos ambientes organizacionais. A virtualidade impõe para as equipes de projetos uma maior complexidade no gerenciamento e adiciona fatores que mensuram a virtualidade, quando comparadas as equipes virtuais com as equipes locais. Nesse
contexto, o objetivo desta pesquisa é determinar em que nível a virtualidade modera a relação entre a comunicação e o sucesso de projetos. A pesquisa está delineada em três fases: na
primeira fase, o tema foi delimitado e inicialmente foi realizada uma pesquisa exploratória, na
qual foram utilizadas as bases Web of Science e Scopus. Na segunda fase, com abordagem qualitativa, visando à compreensão dos objetivos da pesquisa, optou-se por uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), o que permitiu proceder com a análise do corpus de pesquisa. Na terceira fase, com uma abordagem quantitativa e usando escalas validadas de temas da comunicação, da virtualidade e do sucesso de projeto, deu-se início às pesquisas de campo junto
a profissionais da área de gerenciamento de projetos, com o objetivo de responder à seguinte questão de pesquisa: Como a relação entre a comunicação e o sucesso em projetos é moderada
pelo grau de virtualidade? Para a realização da pesquisa foi aplicada uma survey com 347 respondentes de vários países do mundo. Os resultados da pesquisa indicam que as variáveis de
comunicação, satisfação e efetividade da comunicação influenciam positivamente o sucesso em
projetos no contexto de equipes locais ou virtuais. Além disso, a pesquisa sugere que a virtualidade modera negativamente a relação entre a satisfação da comunicação e o sucesso em projetos, no contexto virtual, além da relação da efetividade da comunicação e do sucesso em projetos, no contexto local. A partir dos resultados entende-se que ações diretas e indiretas para melhorar a comunicação das equipes, contribuem para o sucesso dos projetos e adicionam vantagens competitivas às empresas.