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A CONTRIBUIÇÃO DE UM MODELO PARA ESTIMATIVA DE ATIVIDADES EM PROJETOS DE SOFTWARE COM BASE NAS LIÇÕES APRENDIDAS

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dc.contributor.advisor PENHA, RENATO
dc.contributor.author FERREIRA, WAGNER SOLIVAN
dc.contributor.other BIZARRIAS, FLÁVIO SANTINO
dc.date.accessioned 2020-08-07T19:37:17Z
dc.date.available 2020-08-07T19:37:17Z
dc.date.issued 2020-08-07
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1401
dc.description.abstract As organizações de projetos de Tecnologias da Informação (TI) se deparam com o desafio de elaborar estimativas de duração de atividades de projetos, devido a presença de cenários diversos e complexos que as elevam a patamares de incertezas e inseguranças. A falta de parâmetros, como obter informações de projetos já concluídos (positivos ou negativos) e compartilhar conhecimento entre a equipe de projeto, dificulta o trabalho dos profissionais de projetos para o desenvolvimento de cronograma e orçamento. Estudos mostram que a absorção desses conhecimentos adquiridos durante o ciclo de vida do projeto e a experiência compartilhada entre os profissionais envolvidos podem ser armazenados e compartilhados por meio de métodos e modelos, que são apontados pelo referencial teórico como um fator alavancador para os projetos e, consequentemente, para as organizações. Sendo assim, este estudo tem como objetivo “propor o modelo de captura de conhecimento em projetos de software com base em lições aprendidas. Para tal, será adotada a pesquisa qualitativa de caráter descritivo mediante a aplicação de um estudo de caso único em uma empresa de TI líder do mercado de soluções para apoio à gestão de experiência do cliente, atuante na América Latina e na Espanha e situada entre as 25 melhores multinacionais do seu segmento. A empresa foi selecionada por possuir alto volume de projetos de desenvolvimento de software, deste volume, em média 33% dos projetos possuem alterações de estimativas de atividades, muitas vezes resultando em desvios de custos e/ou prazos para a empresa. Para se obter robustez no resultado que se pretende apurar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuam como gerentes e gestores de projetos que vivenciam o uso da estimativa de duração das atividades de projetos de software. A coleta de várias fontes de evidências (primárias e secundárias), como ferramentas internas (SharePoint), documentações (Excel, Word e e-mails), além das entrevistas foram utilizadas para a triangulação dos dados. O resultado desse estudo demostrou a negligência por parte da organização em não dar a devida importância nas informações que são geradas durante o ciclo de vida de um projeto. Esse cenário ocorre devido a existência de problemas culturais, ao alto volume de projetos e a re-priorização constante de atividades da empresa. Diante disso o modelo proposto permitirá a empresa criar processos para capturar as lições aprendidas gerada durante o ciclo de vida do projeto, assim, apoiando os gerentes e gestores de projetos no processo de elaboração das estimativas de atividades com mais precisão. en_US
dc.description.sponsorship UNINOVE en_US
dc.language.iso pt en_US
dc.subject Estimativas de atividades en_US
dc.subject Lições aprendidas en_US
dc.subject Gestão de Projetos en_US
dc.subject modelo en_US
dc.subject Projetos de Software en_US
dc.title A CONTRIBUIÇÃO DE UM MODELO PARA ESTIMATIVA DE ATIVIDADES EM PROJETOS DE SOFTWARE COM BASE NAS LIÇÕES APRENDIDAS en_US
dc.type Dissertation en_US


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