Abstract:
Para conduzir os projetos de desenvolvimento e criação de novos programas de pósgraduação
stricto sensu profissional, as instituições de ensino superior têm, cada vez mais,
utilizado ferramentas de gestão de projetos. Esta pesquisa teve como objetivo propor um
modelo de práticas adaptativas de gerenciamento de projetos para o desenvolvimento de um
projeto de curso de um Doutorado Profissional em Administração, visando o alcance dos
objetivos propostos pela CAPES. A abordagem utilizada foi qualitativa, por meio do método
de estudo de caso único. Para explorar o fenômeno, houve a condução de entrevistas
semiestruturadas com coordenadores acadêmicos especialistas em pós-graduação e a coletada
de documentos, o que permitiu a triangulação dos dados. A análise de dados primários e a
análise de documentos da CAPES serviram como insumos para análise e interpretação dos
resultados. Como resultado, desenvolvemos um modelo adaptativo de gerenciamento de
projetos com as seguintes características: a) planejamento constante das atividades, ocorrendo
a cada novo ciclo de interações; b) iterações de atividades curtas, que permitem maior
controle do projeto; c) validações realizadas a todo o momento para garantir o cumprimento
das metas propostas pela CAPES e; d) adaptável a mudanças do escopo durante a execução do
ciclo de vida do projeto.