Abstract:
A área de Gestão de Projetos evoluiu muito no que diz respeito a forma de gerir o conhecimento. A complexidade dos projetos e o aspecto temporal relacionado a um processo com começo, meio e fim estabelecidos apresenta o desafio de que o conhecimento não se perca em seu ciclo de vida. Neste contexto, o processo de Gestão de Conhecimento pode ser compreendido como uma forma de adquirir vantagem competitiva por meio de uma melhor gestão dos conhecimentos da organização, uma vez que os estudos evoluíram para modelos cada vez mais abrangentes como o espiral do conhecimento que considera as dimensões epistemológicas e ontológicas nos diversos níveis de uma organização, e que também contribuíssem para que a Gestão do Conhecimento trouxesse vantagem competitiva às organizações. Uma análise desses estudos mostrou que a fase de identificação do conhecimento não considerou como se dá a fase de identificação do conhecimento. Sendo assim, este estudo teve como objetivo descrever como os microprocessos da fase de aquisição da Capacidade Absortiva contribuem na identificação do conhecimento em Gestão de Projetos. Para tal, foi adotada a pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo com a realização de 15 entrevistas em profundidade com profissionais que tenham mais de 05 (cinco) anos de atuação com projetos. Nas entrevistas foram identificados microprocessos presentes na fase de aquisição da Capacidade Absortiva que contribuem para a identificação de conhecimento em Gestão de Projetos. Esses microprocessos foram agrupados em três grupos denominados de (i) eventos, (ii) interação social e (iii) uso de ferramentas e técnicas. Como contribuições, além dos microprocessos identificados nas práticas relatadas pelos entrevistados, este estudo apresenta uma sistematização de como ocorre a identificação do conhecimento no contexto de gestão de projetos, a qual permite as organizações intervirem em seus processos e atividades com o microprocesso que mais se enquadram à realidade dos projetos de acordo com sua complexidade, criticidade ou inovação.