Abstract:
Introdução: Os hospitais têm buscado melhorias nos resultados e maior diferenciação por meio de ações de aprendizagem, mas não existe um padrão comum seguido pelos hospitais para buscar excelência em seu processo a partir dos treinamentos. Objetivo: Identificar como a Educação Corporativa (EC) atua no desenvolvimento de competências de médicos e equipe multiprofissional em uma rede hospitalar na cidade de São Paulo para desenhar a estrutura de seu modelo. Metodologia: Utilizando o método Grounded Theory, foram realizadas entrevistas com dez pessoas que atuam com cargo de gestão ou consultoria de treinamentos a equipes médicas e multiprofissionais da rede hospitalar pesquisada. Os dados foram transcritos pela autora e analisados no software Atlas.ti versão 7.5. Resultados: A EC nesta rede hospitalar tem processos definidos e claros que abrangem toda a equipe multiprofissional que nela está inserida. Os colaboradores que participam dos treinamentos são avaliados e espera-se aproveitamento mínimo de 80%. A partir das entrevistas foi possível desenhar um roteiro de estruturação da EC. Conclusão: A robusta estruturação da EC na rede hospitalar pesquisada proporciona que os fluxos sejam seguidos de forma padronizada pelas diversas especialidades e possibilita a análise de indicadores fidedignos