Abstract:
Pesquisadores de gestão estratégica buscam explicar e predizer o sucesso organizacional. A atenção aos stakeholders é uma questão estratégica à empresa. A tarefa dos executivos é administrar e moldar as relações entre os grupos de forma a criar valor para todos os stakeholders e não apenas aos acionistas. Nos últimos anos, o valor é apontado como questão central da teoria dos stakeholders. Pesquisas sugerem a necessidade de ampliar o escopo de análises empíricas da relação entre o tratamento dos stakeholders e desempenho da empresa, principalmente com o foco conceitual da criação de valor. Deste modo, a adoção de uma gestão de stakeholders e o desempenho ainda é uma questão que necessita aprofundamento. Também as abordagens quantitativas são necessárias para ampliar os resultados iniciais, além da necessidade de ampliar os resultados empíricos dos achados iniciais ao campo. Em função desses pontos que a teoria dos stakeholders pode ser desenvolvida e ampliada, o problema de pesquisa consiste em investigar: Como mensurar a gestão de stakeholders para a criação de valor? Qual a relação da adoção de uma abordagem de gestão de stakeholders e o desempenho da empresa? Qual o impacto da gestão de stakeholders no desempenho da empresa? Para responder as questões de pesquisas foram necessários a realização de cinco estudos. Importante destacar que os estudos se complementam, pois cada um deles contribuiu em elucidar um aspecto da discussão da criação de valor no contexto da TS: o estudo I consistiu na revisão sistemática da literatura internacional; o estudo II estruturou o estado da arte e propôs uma agenda de pesquisa futura; o estudo III possibilitou entender a estrutura intelectual que conecta os autores e agenda futura; o estudo IV consistiu na proposta teórica de métricas para a classificação da empresa quanto à gestão de stakeholders; e por fim, o estudo V consistiu nas evidências empíricas da proposta teórica, bem como testar a relação da gestão de stakeholders e desempenho da empresa. Os resultados possibilitam entender, estatisticamente e qualitativamente, que há relação de melhora no desempenho organizacional das empresas que tem uma gestão de stakeholders. Em outras palavras, traz evidências empíricas de que a gestão dos stakeholders desbloqueia e potencializa a criação de valor, bem como está relacionada positivamente com o desempenho da empresa, tendo em vista os melhores resultados e relação estatística significante, quando comparado os grupos. A tese contribui com evidências empíricas da gestão de stakeholders no contexto da criação de valor, pois embora estudos anteriores já tenham investigado a relação dos indicadores no contexto das ações sustentáveis e/ou ações de responsabilidade social, a inserção da gestão de stakeholders como variável dummy para compreensão da criação de valor é inédita. Valida empiricamente a ideia de que a criação de conexões entre empresa e stakeholders abrem oportunidades invisíveis à criação de valor, bem como contribui com evidências empíricas da existência de relação entre gestão de stakeholders e desempenho organizacional superior.