Abstract:
Como forma de garantir vantagem competitiva sustentável, as organizações têm sido desafiadas frequentemente a inovarem em seus produtos e serviços e a desenvolverem capacidades dinâmicas. Capacidades que se apoiam na reconfiguração de recursos e competências organizacionais e possibilitam a essas organizações adaptarem-se frente às frequentes transformações do mercado. Para tanto, essas organizações dependem de antecedentes atitudinais de gestores intraempreendedores, cujas atuações proporcionam sustentação às capacidades organizacionais de percepção, apreensão e reconfiguração, geradoras de capacidades dinâmicas. Antecedentes que foram desenvolvidos por esses gestores ao longo da vida e da construção de uma trajetória de carreira do tipo proteana. Considerando o gap teórico identificado por meio de revisão sistemática da literatura envolvendo os construtos atuação intraempreendedora, carreira proteana e capacidades dinâmicas, nesta tese o objetivo principal foi explorar como a atuação intraempreendedora de gestores de projetos inovadores, potencialmente, embasada por uma carreira proteana, pôde contribuir para o desenvolvimento de capacidades dinâmicas. Para atender a esse objetivo, neste estudo de natureza qualitativa adotou-se abordagem exploratória e método baseado na grounded theory, cujas unidades de análise foram constituídas por 18 gestores de projetos no contexto de empresas inovadoras. Como estratégias para coleta de dados foram realizadas entrevistas de história oral de vida temática e entrevistas em profundidade com cada um desses gestores. De maneira complementar, foi adotado o método das comparações constantes e os processos de codificação aberta, axial e seletiva como estratégias para a análise dos dados coletados. Essa análise apresentou como principais resultados a identificação de capacidades e comportamentos individuais e de comportamentos coletivos que foram compreendidos como antecedentes atitudinais de capacidades dinâmicas organizacionais. Resultados que, potencialmente, constituíram norteadores para a condução de processos seletivos e de ações de treinamento e desenvolvimento, assim como, a restruturação de cursos de administração/gestão, tendo em vista o desenvolvimento de capacidades e comportamentos profissionais alinhados às necessidades de inovação em cenários permeados por mudanças frequentes.