Abstract:
No Ensino Superior brasileiro segue elevada a proporção de alunos evadidos, principalmente no Ensino a Distância (EAD), fenômeno que está no centro desta Tese. As Tecnologias de Informação e Comunicação expandem a oferta de ensino e favorecem a inclusão social, porém o EAD distancia fisicamente o aluno da instituição. A maior autonomia desse ‘novo aluno’ do EAD vem acompanhada de redução da interação própria do Ensino Presencial, o que pode desencadear uma sensação de isolamento (além da espacial, natural na modalidade) psicológico. Nesse contexto, a Tese investigou efeitos na Lealdade do aluno do EAD, com vistas a um Modelo Integrativo, que tem Interação, Cocriação de Valor, Codestruição de Valor, Valor percebido, Satisfação e Imagem da Marca como antecedentes. No Modelo Principal, 11 hipóteses foram enunciadas com fundamentos lógicos e suporte na literatura. A um Modelo Rival se ligam outras 4 hipóteses de mediação. Para testá-los, realizou-se uma pesquisa empírica descritiva, levantamento com alunos (682 do EAD, 707 do Ensino Presencial) e análise por Modelagem de Equações Estruturais. O Modelo Principal mostrou-se válido no EAD e no Ensino Presencial. No Ensino Presencial todas as hipóteses foram suportadas. As hipóteses, originais da Tese, (InteraçãoCocriação; InteraçãoValor Percebido; InteraçãoSatisfação) foram suportadas em ambos os contextos, revelando a importância da Interação para a Lealdade, assim como o Valor Percebido, a Satisfação e a Imagem da Marca. No EAD, só duas hipóteses não foram suportadas (Cocriação de valorValor Percebido; Cocriação de ValorSatisfação; nas relações diretas e nas de mediação) contrariam a Lógica do Serviço Dominante e as Teorias da Distância Transacional e da Aprendizagem. Então, ante a recente permissão do MEC para até 40% de EAD na carga horária de cursos do Ensino Presencial (o que reduz a Interação, desperta preocupação e exige mais reflexão gerencial e pesquisas). No Modelo Rival avulta a Imagem da Marca, a qual, embora suas relações diretas tenham sido suportadas no Modelo Principal, aquele construto mediou as relações SatisfaçãoLealdade e Valor PercebidoLealdade. Da análise multigrupos, 15 relações apresentaram diferenças, em 10 os coeficientes foram mais significantes para alunos do EAD do que para o aluno do Ensino Presencial. Das 10 relações significantes no EAD, em 8 envolvem a Interação, indicando sua importância para o aluno do EAD. A Tese contribui acadêmica e gerencialmente às esferas pública e privada. Na academia, os antecedentes da Lealdade no EAD constituem uma fronteira a ser expandida. Gerencialmente, um modelo da lealdade do aluno, centrado em interação, é capaz de guiar esforços de instituições educacionais. Por fim, os órgãos reguladores da Educação Superior recebem subsídios às suas funções de planejamento, execução e controle do EAD, rumo à excelência.