Abstract:
O conhecimento é um recurso intangível valioso, que auxilia a gestão de projetos, de forma que
erros conhecidos sejam evitados e atividades e processos que deram certo sejam repetidos e,
consequentemente, integrados à organização. Entretanto, problemas associados à gestão de
lições aprendidas são pervasivos nas organizações, o que inclui membros do projeto que alegam
falta de tempo para desempenhar atividades de gestão de lições aprendidas, priorizando outras
atividades. Por outro lado, quando a gestão de lições aprendidas é realizada, identificam-se
inconsistências no processo de captura de conhecimento tácito, pois os membros do projeto,
muitas vezes, não se sentem à vontade em compartilhar o conhecimento criado ou em reportar
suas falhas. Além disso, quando a captura ocorre, os membros do projeto encontram barreiras
para registrar as informações, pois as ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) que têm
suportado a gestão de lições aprendidas mostram-se ineficientes, principalmente os seus
mecanismos de busca. Os guias de gerenciamento de projetos utilizados nas organizações (e.g.
PMBoK-PMI e ICB-IPMA) não possuem processos ou tratativas para gestão de lições
aprendidas em projetos. Neste contexto, identificou-se a necessidade de investigar a gestão de
lições aprendidas em projetos de TI e Sistemas de Informação (SI). Esta dissertação tem como
objetivos: 1. desenvolver um modelo de adoção de TI 2.0 para auxiliar os gestores de projetos
de TI/SI no tratamento das lições aprendidas e 2. validar o modelo proposto com especialistas
em projetos. Para atingir estes objetivos, os métodos mistos foram usados como paradigma e
método de pesquisa. Dez entrevistas e 183 respostas válidas ao questionário foram usadas para
responder a questão de pesquisa “como as lições aprendidas podem ser geridas com o apoio
de ferramentas de TI 2.0 em projetos de TI/SI?". Como resultado foi gerado o modelo Target
2.0 que contempla os seguintes processos de gestão de lições aprendidas: conscientização,
coleta/verificação, armazenamento/disseminação e reutilização. Esses processos são suportados
pelas tecnologias Wikis, Redes Sociais, Blogues, Office na Web e Really Simple Syndication
(RSS). Quanto à contribuição para a teoria, o modelo Target 2.0 é do tipo explicativo e
preditivo, possui originalidade incremental e utilidade científica e prática. Para a contribuição
para a prática o estudo auxilia a equipe de projetos a executar as atividades de lições
aprendidas sugerindo ferramentas e processos. Conclui-se que as lições aprendidas podem ser
geridas através de processos de lições aprendidas realizados em qualquer fase do projeto. As
ferramentas incorporadas ao Target 2.0 facilitam a troca de experiências e a colaboração e este
modelo cobre os pilares de processos, tecnologia e pessoas, aspectos que podem garantir
melhores resultados quando em conjunto são alinhados com a estratégia e a estrutura da
organização