Abstract:
Este trabalho propõe um estudo com o objetivo de identificar, dentre as competências necessárias
para a gestão de projetos levantadas na literatura, se há relação e quais competências se
relacionam mais com o conceito de empregabilidade do gerente de projetos. Para tanto foi
realizado um estudo de caso com uma pesquisa de levantamento quantitativo (survey), com
gerentes de projeto de tecnologia da informação de uma instituição bancária de origem
internacional e com apoio de entidades profissionais e acadêmicas relacionadas a esse tipo de
profissional.
A partir do levantamento bibliográfico, foram relacionadas as competências organizacionais e
individuais atribuídas ao gerente de projetos. Esse quadro teórico, aliado a uma escala validada
internacionalmente para a medição da empregabilidade, deu origem ao instrumento de coleta de
dados.
Como resultado, se constatou que existe relação entre as competências - técnicas, sociais e do
negócio - dos gerentes de projetos. Esse resultado do presente estudo trará as seguintes
contribuições: para as empresas, o estudo pode contribuir na identificação das competências a
serem exploradas nas organizações ou na melhoria dos modelos de gestão dessa carreira;
utilização pelas empresas das informações aqui contidas para melhorar o treinamento dos
gerentes de projeto; identificação das competências que o gerente já atuante na área vê como
promotoras da empregabilidade, o que pode ser utilizado por cursos de gestão de projetos para
promover a inserção dos seus profissionais no mercado de trabalho; identificar as competências
que por não serem vistas como promotoras da empregabilidade no curto prazo podem estar sendo
negligenciadas no desenvolvimento pessoal e profissional dos gerentes de projeto, embora
estejam listadas nos estudos anteriores como necessárias à eficácia da gestão de projeto; e, por
fim, contribuir para os gerentes de projetos compreenderem os fatores que levam à sua maior ou
menor empregabilidade na área em que atuam.
O resultado deste trabalho poderá auxiliar na construção ou amadurecimento da carreira dos
profissionais já estabelecidos, bem como indicar aos estudantes as competências a serem
desenvolvidas para um ingresso efetivo no mercado de trabalho.