mirage

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS E O ESPORTE: O EFEITO DO INVESTIMENTO EM PATROCÍNIO ESPORTIVO NOS COMPONENTES DO BRAND EQUITY

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.advisor CARDOSO, MARCOS VINICIUS
dc.contributor.author SCOMBATI, DANIEL PEREIRA
dc.date.accessioned 2016-12-15T13:18:07Z
dc.date.available 2016-12-15T13:18:07Z
dc.date.issued 2016-12-15
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1219
dc.description.abstract Esporte remete a saúde, superação, qualidade de vida, espírito de equipe, lisura, honestidade e outras qualidades admiradas, além é claro, de mexer diretamente com a paixão do entusiasta. Por meio disto, as instituições financeiras brasileiras investem milhares de reais em patrocínio a atividades esportivas visando uma melhora em sua notoriedade e conhecimento de marca. Devido a isto, o presente estudo visa compreender, através de levantamento bibliográfico, documental e pesquisa quantitativa, se o patrocínio esportivo pode agregar valores tidos como positivos ao brand equity das instituições financeiras do Brasil. Para a realização do objetivo foram utilizadas as teorias de patrocínio esportivo e de brand equity, buscando o foco na abordagem no setor esportivo. Foi utilizada a metodologia quantitativa descritiva, através da modelagem de equações estruturadas e, com isto, alcançou resultados que confirmaram as hipóteses do trabalho, de que o patrocínio esportivo crível influencia positivamente nos componentes do brand equity. Isto demonstra os benefícios para as instituições financeiras, pois sinaliza como um norte, mostrando que ao possuir um patrocínio congruente com a sua imagem, gera a credibilidade no patrocínio e esta, por sua vez, impacta positivamente os componentes do brand equity. Com isto, há o auxílio no ganho de mercado, diferencial competitivo e patrimônio de imagem valorizado e sempre presente diante do consumidor. en_US
dc.description.sponsorship Uninove en_US
dc.language.iso pt en_US
dc.subject Brand equity en_US
dc.subject Patrocínio esportivo en_US
dc.subject Mercado financeiro en_US
dc.subject Esporte en_US
dc.subject Bancos en_US
dc.title INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS E O ESPORTE: O EFEITO DO INVESTIMENTO EM PATROCÍNIO ESPORTIVO NOS COMPONENTES DO BRAND EQUITY en_US
dc.type Dissertation en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account