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ESCALAS CONCORRENTES PARA A MENSURAÇÃO DE PERSONALIDADE DE MARCA NO ESPORTE: UM ESTUDO DOS CLUBES DE FUTEBOL NO CONTEXTO BRASILEIRO

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dc.contributor.advisor Freire, Otávio Bandeira De Lamônica
dc.contributor.author SANTOS, HERMES AUGUSTO BATISTA MENDES
dc.date.accessioned 2016-10-18T16:47:51Z
dc.date.available 2016-10-18T16:47:51Z
dc.date.issued 2016-10-18
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1218
dc.description.abstract O desempenho positivo e o sucesso de clubes esportivos hoje em dia não se limitam à sua atuação esportiva, também está ligada ao seu sucesso econômico. As oportunidades de ganhos de um clube podem advir de diversos meios, inclusive da associação de sua marca e seus patrocinadores a produtos ou serviços comercializáveis. A Personalidade de marca é a relação que se tem entre uma personalidade humana e uma personalidade da marca. Pode ser vista também como um traço de personalidade humana a ser aplicada a uma marca. Esta dissertação tem como objetivo testar duas escalas de mensuração do construto Personalidade de Marca no Esporte, a de Tsiotsou (2012) e a de Schade, Piehler e Burmann (2014), e sua influência sobre lealdade declarada e boca-a-boca positivo como variáveis dependentes. A coleta de dados foi feita por meio de um survey online. Para analisar os dados foi utilizada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Obteve-se uma amostra final de 301 respondentes. Constatou-se que a escala de Tsiotsou (2012) obteve melhores resultados preditivos em relação às variáveis dependentes do estudo. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam ampliar o conhecimento e que possam ser utilizados por pesquisadores e profissionais de marketing no contexto do esporte. en_US
dc.language.iso pt en_US
dc.subject PERSONALIDADE DE MARCA en_US
dc.subject PERSONALIDADE DE MARCA NO ESPORTE en_US
dc.subject ESCALAS CONCORRENTES en_US
dc.subject MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS en_US
dc.subject COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR en_US
dc.title ESCALAS CONCORRENTES PARA A MENSURAÇÃO DE PERSONALIDADE DE MARCA NO ESPORTE: UM ESTUDO DOS CLUBES DE FUTEBOL NO CONTEXTO BRASILEIRO en_US
dc.type Dissertation en_US


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