Abstract:
O trabalho social por parte das instituições desportivas do terceiro setor carece de
indicadores que possam nortear as tomadas de decisão por parte dos gestores destes
projetos. Para a mensuração do desempenho de uma instituição podem ser usadas formas
monetárias ou não monetárias. Dentre as formas não monetárias está o Corporate Social
Performance (CSP) ou Desempenho Social Corporativo. O conceito de Desempenho
Social Corporativa (CSP) está relacionado a como uma organização reage em relação as
suas demandas sociais. Esse conceito está ligado à Teoria dos Stakeholders, pois o
atendimento às demandas sociais deve ser analisado na perspectiva dos principais
stakeholders da organização. O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar, por meio
do CSP, o desempenho social das instituições esportivas do terceiro setor que têm ênfase
nos esportes de rendimento, esporte de participação e esporte educacional. Como
objetivos específicos, este trabalho buscou identificar os stakeholders das instituições na
visão dos gestores, classifica-los de acordo com seu grau de poder legitimidade e urgência
e mensurar o grau de atendimento das demandas dos principais stakeholders nas estas
instituições esportivas, caracterizando assim o CSP. Para mensuração do CSP foi
proposta uma ferramenta de avaliação adaptada às instituições esportivas do terceiro
setor, caracterizando os tipos de stakeholders ligados a cada instituição e suas
necessidades e atendimento ou não por parte dos gestores. A pesquisa foi empírica,
utilizando três unidades de análise selecionadas por representarem os três casos possíveis
do terceiro setor ligada ao esporte, utilizando-se de entrevista semiestruturada, análise de
documentos e observação, a fim de proporcionar uma triangulação dos dados coletados.
As instituições estudadas apresentaram níveis de CSP relativamente próximos, com
destaque para a instituição desportiva de participação com score de 138 pontos na
ferramenta de mensuração de CSP desenvolvida nesta pesquisa. O estudo concluiu que
os gestores das instituições desportivas do terceiro setor carecem de indicadores para
tomadas de decisão estratégicas e que estas instituições estão mais inclinadas a atender as necessidades dos stakeholders, que principalmente, estão relacionados com a forma de
esporte desenvolvido dentro destas instituições.