Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo a investigação da linguagem fílmica como metáfora de comunicação para a análise dos discursos nas organizações. Para auxiliar na consecução desse objetivo, estudou-se e comparou-se o conteúdo dos discursos apresentados pelo Rei George VI no filme comercial/ artístico; no filme documentário; na obra literária biográfica; verificou-se, com essa comparação, a utilidade também de comparar os discursos organizacionais produzidos entre gestores e colaboradores; discutiu-se o fenômeno da comunicação e a contribuição de seu papel para gestores e organizações bem como as possibilidades de contribuição do uso da linguagem fílmica nas organizações, como uma metáfora de comunicação, para análise dos
discursos produzidos. Foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa, o método
fenomenológico e a estratégia de estudo de caso. Por tratar-se de uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, a estratégia de levantamento de dados foi baseada em pesquisas bibliográfica e documental, tomando-se como estratégia de coleta a observação indireta e não participante, tendo por base o estudo teórico-empírico. Os dados foram coletados por meio de observações registradas em protocolos e, para tratamento desses dados foi utilizada a estratégia de análise de discurso do personagem do Rei George VI, no filme ‘O Discurso do Rei’; a estratégia de análise documental do filme documentário ‘The King Speak’ – The true story behind the film’; a estratégia de análise de conteúdo da obra literária biográfica ‘O discurso do Rei – como um homem salvou a monarquia britânica’. Observou-se que a linguagem fílmica vem sendo discutida paulatinamente por diversos autores que contribuem para o uso de estudos de caso com filmes comerciais/ artísticos completos no contexto de ensino-aprendizagem em Administração. Os resultados encontrados reforçaram o uso da linguagem fílmica no contexto da Administração e o aprofundamento em pesquisas que envolvam essa temática. Observou-se no caso estudado, a partir da análise dos discursos produzidos no filme comercial/ artístico, a relação entre o Rei George VI e seu país, como uma metáfora do cenário organizacional contemporâneo, no qual dirigentes e colaboradores enfrentam desafios diários relacionados à comunicação. Destarte, tal discussão contribuiu para a ampliação do uso da linguagem fílmica e o uso de metáforas. Espera-se que esses resultados possam auxiliar a aplicação de novas
estratégias para a gestão da comunicação nas organizações.