Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo compreender o modo como se dá o processo de criação do conhecimento associado à inovação em empresa de base tecnológica. Do ponto de vista teórico, pretende-se compreender tal processo por intermédio da análise dos fatores relevantes a ele. Com fundamento em diversas teorias no campo da inovação e na esfera dos estudos sobre aquisição e compartilhamento do conhecimento, a pesquisa aprofundou a análise de cinco casos de inovação na empresa Siemens, após uma abordagem em âmbito estratégico na empresa. A pesquisa de campo, com foco em cada um dos cinco casos analisados, com contextos, atores, variáveis e fenômenos específicos, baseou-se no conceito de estudo de casos múltiplos, considerando as teorias de Yin e de Eisenhardt, principalmente. A partir das teorias estudadas, foi elaborado um questionário para a perspectiva estratégica e outro para a perspectiva operacional dos processos inovativos. A partir dessas duas perspectivas e após a etapa de levantamento e análise de dados, criou-se um constructo, o qual introduziu as dimensões teóricas da pesquisa. A primeira perspectiva da pesquisa gerou uma dimensão de análise – Dimensão 01, caracterizadora do perfil estratégico da empresa. A segunda perspectiva gerou oito dimensões de análise operacional: Dimensão 02 - Tipos de inovação; Dimensão 03 - Ideia Inicial; Dimensão 04 - Desenvolvimento; Dimensão 05 – Investimento e Proteção; Dimensão 06 – Problemas Previsíveis / Inimagináveis; Dimensão 07 – Conhecimentos dos Usuários; Dimensão 08 – Integração da Solução; Dimensão 09 – Indivíduos e Paradigmas. A definição de cada uma das dimensões foi resultado da categorização das perguntas e respostas de mesma natureza teórica. A articulação dos resultados da pesquisa, vis-à-vis as teorias utilizadas, levou ao objetivo geral, indicativo dos fatores relevantes à criação do conhecimento associado à inovação em empresa de base tecnológica. A compreensão resultante da análise deste trabalho pode contribuir para o aperfeiçoamento dos métodos de gestão e desenvolvimento do típico processo inovativo nas organizações, dinâmico e complexo por natureza.