Abstract:
A interconectividade e a interatividade proporcionada pela Internet tornam-na um meio único no contexto estratégico. A evolução da tecnologia e o desenvolvimento de novas aplicações utilizando a rede mundial de computadores vêm promovendo o surgimento de uma nova geração de serviços online que tornou possível a ampla e fácil interação entre pessoas e empresas e criou a oportunidade da formação e da proliferação de redes sociais virtuais, que se tornam cada vez mais populares, permitindo uma nova forma de comunicação entre pessoas e entre pessoas e empresas que se utilizam de ferramentas e serviços disponibilizados na Internet. Este trabalho tem como objetivo geral identificar os fatores determinantes da adoção de redes sociais virtuais nos processos de negócios das empresas, com a proposição e teste de um modelo teórico para avaliar a adoção de redes sociais virtuais por organizações, entendida como uma inovação organizacional. Para tanto, foi elaborado um modelo de adoção de redes sociais virtuais por organizações, utilizando como base o modelo multinível de adoção de inovação organizacional desenvolvido por Frambach e Schillewaert, proposto conceitualmente, não testado. O estudo coletou informações de empresas que utilizam as redes sociais virtuais em seus processos de negócio, sendo o modelo teórico proposto analisado por meio da modelagem de equações estruturais e pela técnica de mínimos quadrados parciais (PLS). O arcabouço teórico utilizado foi de redes sociais, inovação e adoção de inovação. Os resultados apontam para a influência significante dos constructos “características percebidas da inovação” e “características do adotante” na intensidade de uso das redes sociais virtuais pelas empresas, bem como apresentam os principais processos de negócios empresariais que utilizam as redes sociais virtuais e as ferramentas de redes sociais virtuais mais utilizadas pelas empresas.