Abstract:
Este trabalho teve como objetivo identificar as competências requeridas para a atuação da
profissão coach no Brasil. O coach é uma ferramenta que vem sendo utilizada para o
desenvolvimento de executivos, visando à busca de soluções criativas e inovadoras para seus
negócios. Para identificar tais competências, foi realizada pesquisa descritiva, de caráter
quantitativo, com aplicação de questionário, via internet, a um banco de dados de
1.000 coaches em todo o Brasil. O questionário foi elaborado tendo como base o marco
teórico e, após pré-teste, resultou em 24 assertivas, divididas em três fatores: conhecimento,
habilidade e atitude. A análise da escala, por meio de técnicas estatísticas multivariadas,
resultou na redução do questionário para 14 variáveis/ questões. Os resultados, a partir de
análise estatística univariada, permitiram delinear um perfil atualizado do profissional coach e
da profissão no Brasil. Segundo a percepção dos 134 profissionais respondentes da pesquisa,
destacam-se as competências ética e confidencialidade na relação entre o coach e o cliente,
seguida de competências relacionadas à comunicação, como saber ouvir, comunicar-se, bem
como ao estabelecimento da aliança coach/coachee. As competências mais requeridas foram
as relacionadas à habilidade, ou seja, ao saber como fazer, entendida não como recurso, mas
como capacidade de mobilização para o exercício da profissão.