Abstract:
Os jovens representam um segmento de grande importância entre os consumidores por seu
potencial de consumo. A dimensão que o mercado de luxo apresenta no Brasil também vem
sendo amplamente abordado pela imprensa. Este artigo procura estudar a percepção do
conceito de luxo pelo jovem estudante do ensino médio de um colégio da cidade de Belo
Horizonte. Esta pesquisa buscou compreender a percepção do conceito de luxo pelo jovem de
forma fenomenológica buscando identificar o conceito de luxo atribuído pelo jovem estudante
do ensino médio de um colégio de Belo Horizonte, as macro-descrições de Aiello e Donvito
(2006) associadas ao luxo e a possibilidade de associação de outras macro-descrições não
abordadas por estes autores. A pesquisa de natureza exploratória qualitativa empregou como
método de pesquisa o grupo focal. Para análise de dados foi utilizada a técnica de análise de
conteúdo, tendo como base a transcrição das falas dos participantes dos grupos focais. Os
resultados mostram que não existe uma percepção de um conceito único atribuído ao luxo
pelos jovens pesquisados e que as macro-descrições mais frequentemente associadas ao luxo
também diferem de um grupo para outro. Os achados da pesquisa estão ligados à identificação
de macro-descrições associadas ao luxo não apresentadas por Aiello e Donvito (2006).