Abstract:
Este projeto de pesquisa avalia a adesão às competências organizacionais que estão vinculadas ao universo de gestão dos sistemas ERP no setor hospitalar público, em sua perspectiva de pós-implementação. Para isso, utiliza o referencial teórico associado tanto à literatura voltada para o estudo das competências organizacionais como também à literatura voltada para o a gestão dos sistemas ERP, com foco no setor hospitalar público. A partir do levantamento bibliográfico, foram elaboradas proposições de estudo que serviram de base para o desenvolvimento de uma matriz de competências junto a três hospitais públicos de administração direta na Zona Norte do Estado de São Paulo. A metodologia utilizada no estudo previu o desenvolvimento do método de estudo de caso múltiplo, através do qual as informações colhidas nas organizações foram analisadas em conjunto e de forma cruzada, possibilitando a identificação das competências organizacionais e de suas respectivas aderências ao problema da pesquisa. As evidências empíricas sugerem que de fato existe um conjunto de competências organizacionais ligadas à pós-implementação dos aplicativos ERP, relacionadas à qualidade de uso e qualidade das informações extraídas; gestão plena de TI; inovação tecnológica e requisitos de segurança, sigilo e confiabilidade legalmente exigidos especificamente quando se trata de informações em saúde. A análise dos resultados permitiu delinear pontos fortes e fracos dos quais resultou uma proposição de contribuição para prática por meio de um roteiro de boas práticas.