Abstract:
Este estudo objetivou analisar como a gestão de projetos aplicada ao empreendedorismo
estratégico, pode influenciar na transição da marca local Hispano para uma marca corporativa.
Realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, com a coleta de dados resultante de
uma entrevista aberta com o proprietário da empresa e de relatórios da consultoria
apresentados por uma agência de publicidade. Efetuou-se a análise SWOT com o intuito de
identificar o cenário da empresa perante o setor e seus concorrentes. Após obter essas
informações e considerando a decisão do empresário de adotar uma marca “guarda chuva”
que incorporasse as sub marcas dos segmentos em que a empresa atua em substituição a atual
marca local Hispano, elaborou-se um projeto para orientar e apoiar essa transição, de modo
que a mesma ocorra da melhor forma e com os riscos minimizados. Os resultados obtidos
demonstram que o nome original da empresa deve ser mantido junto aos nomes que serão
adotados, durante o período transitório, tentando assim manter os antigos clientes que se
identificam com a marca local, enquanto busca-se conquistar novos clientes e mercados por
meio da marca corporativa.